sábado, 13 de outubro de 2012

ALICE E O EGOÍSMO

O Egoísmo TDAH : Mais um rótulo a ser quebrado. 

Já ouvi muitas vezes as pessoas se referirem a mim como egoísta mas agora tento entender seus motivos. O fato de Alice estar sempre imaginando coisas , meio fora de órbita em lugares desconhecidos, sempre deram a ela um ar meio egocêntrico mesmo. Dessa maneira , um passo importante é procurar prestar atenção nas pessoas ao meu redor pra que eu não perca essas deixas que elas insistem em largar nos ares. O problema é que o Ser Humano tem essa mania mesmo de taxar, classificar, catalogar pessoas como se fossem coisas , esquecendo o dinamismo das personalidade e a complexidade das relação humanas. Não me considero egoísta pelos meus lapsos de memória, de desconcentração ou por não perceber certas coisas. Esse caos que habito nem sempre me dá uma trégua, mas já que não posso elimina-lo, tenho que aprender a lidar com ele. Além disso, entendo como egoísta uma pessoa que só se importa consigo mesmo em detrimento do sentimento das outras pessoas, e eu definitivamente não me vejo assim. Então, se você concorda comigo, quando te chamarem de egoísta , peçam para essa pessoa procurar no dicionário o significado desta palavra, e seu sinônimo certamente não será pessoa com TDAH. Temos o enorme desafio , todos os dias, de derrubar esses rótulos e nos amarmos apesar da hostilidade alheia. Em contrapartida , é muito bom termos amigos que nos amam como nós somos, apesar de nossas falhas e trapalhadas, esse sim é o amor sincero. Eu , nesses anos de rótulos que vaguei sem um diagnóstico preciso , à deriva sem psicoterapia , pude mesmo assim , conquistar esses amigos incondicionais , que sempre estiveram ao meu lado nos momentos mais difíceis ( inclusive nos meus chiliques e crises frequentes) e eu também pude retribuir esse amor muitas vezes  e é por essas pessoas que tento superar meus limites e me tornar alguém melhor a cada dia. 

3 comentários:

  1. Na verdade os TDAHs tem mesmo uma tendencia enorme a serem altruistas, alem da enorme capacidade de serem empáticos (não digo que "são", pois cada um tem sua escolha da maneira que quer viver)

    Aproveitando o comentário, , Caso esteja interessada, estou vendo com os outros blogueiros TDAH, de cada um de nós fazermos um post intitulado "25 coisas sobre mim"...isso é, cada um no seu respectivo blog. Só uma idéia que não quis deixar passar....rs
    Pode ser até algo curto para cada numeração, fica a seu critério....

    ResponderExcluir
  2. Uau ... 25 é um desafio e tanto!!! Mas adoro desafios e achei sua ideia ótima. Assim que puder vou postar sim (25 coisas sobre mim). Valeu a dica . Um abraço.

    ResponderExcluir
  3. Achei muito legal esse seu post... Além de acharem egoísmo, acham que é desinteresse quando a pessoa por desatenção comete algun deslize. Isso num relacionamento é uma tragédia.

    ResponderExcluir