quarta-feira, 20 de março de 2013

ALICE, LEITURA E A RITALINA

11. Gosto muito de ler mas se a leitura não me agrada não consigo ler o livro até o fim. Tenho mania , mesmo quando adoro o livro, de olhar quantas páginas tem, quantas já li e quantas faltam para acabar, não me perguntem o porquê. ( Do post "25 coisas sobre Alice")

De um lado a ansiedade, a dificuldade de concentração, de manter o foco ,a cabeça viaja , a mente foge. Do outro, o gosto incomensurável pela leitura, por  viajar através de um mundo de palavras, da imaginação ... Gosto do toque Dos dedos ao virar a página, do cheirinho de livro novo ou o calejo dos seus vários leitores. A cada livro, a cada página, as letras vão tomando formas diversas e os amantes da leitura bem sabem , o gosto das aventuras , do conhecimento , um ato de permear entre vários mundos. Ainda assim, não raro, perco o foco desses mundos e a minha mente cria vida própria e os seus próprios mundos e os olhos passam pelas letras como árvores na estrada que vão se repetindo e se tornam quase imperceptíveis , até você perceber que virou a página e que perdeu vários trechos do que estava lendo. Mesmo quando a leitura me agrada não consigo evitar esses lapsos de atenção e esse mania de olhar as páginas, quantas li e quantas faltas, assim como também olho os minutos que se passam no vídeo, ou numa música , uma obsessão por um tempo que não posso compartimentalizar, fracionar e nem dar pausa . Não preciso nem dizer que isso também acontece quando estudo, e que só produzo por pressão (muitas vezes nem assim), e que esse mesmo tempo que escorre entre minhas mãos independente de ação ou sonho também não dura quando faço algo por prazer ou obrigação. Baseando-se na necessidade de me concentrar nos estudos , que eu e minha psiquiatra decidimos, em comum acordo, que era a hora de experimentar a Ritalina. Avaliando o custo-benefício que esse investimento me traria , resolvi que deveria tentar. Comecei a tomar a Ritalina LA de 20mg. Confesso que quase cai dura quando soube do preço mas por uma necessidade latente de organizar minha vida acadêmico-financeira , fui à luta. Não pretendo fazer uma apologia ao medicamento, mas nessas quase três semanas que o uso , estou me sentindo muito bem, melhor que as minhas expectativas. Claro que não esperava por um milagre , que por uma pílula mágica , todos os meus sintomas desaparecessem mas a minha concentração melhorou consideravelmente. Devo salientar que , pelo que pesquisei, nem todo mundo se dá bem com esse medicamento , até porque cada organismo reage de uma maneira mas quanto a mim , por ora , venho melhorando bastante em relação a qualidade do meu estudo. Espero que desta vez as coisas entrem nos eixos e eu finalmente consiga me realizar profissionalmente embora tenha consciência de que há um longo caminho para percorrer.

11 comentários:

  1. Boa tarde, Alice!
    Você escreve muito bem e me descreve melhor ainda.
    Faço exatamente como você com os livros e amo-os, mas também me pego lendo duas ou três páginas com a cabeça no mundo da lua.
    Quanto à Ritalina me dei melhor com a comum, a LA me deixava muiiito irritado. Mas é utilíssima pra nossa vida.
    Abração e parabéns
    Alexandre

    ResponderExcluir
  2. Obg, Alexandre. Pois é, a leitura é sempre um excelente hábito msm qdo a cabeça voa ...rs. Um abraço.

    ResponderExcluir
  3. Eu também sou assim... rs
    Estou querendo tomar o remédio, já tenho a receita, qualquer dia desses começo tomar.
    Muito curioso pra ver como reagirei.

    ResponderExcluir
  4. Boa sorte, Marcos, espero que você consiga. É bom tentar , eu tb tinha muita curiosidade mas tb muuito receio, mas ainda bem que deu tudo certo. Um abraço.

    ResponderExcluir
  5. Olá! Alice encontrei seu blogguer hoje em uma pesquisa que fazia sobre TDAH. Gostaria de saber sobre o seu diagnóstico?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Espero que vc aceite minha resposta depois de quase dois meses;). Desculpe mas tive que me afastar por algum tempo. Bem , comecei a fazer terapia e levantamos essa possibilidade. Além do TDAH também tenho depressão, então , preciso ser acompanhada por um psiquiatra, Levei a questão para a médica que fez uns testes e me diagnosticou como predominantemente desatenta , mas acho que tenho hiperatividade também, Sempre recomendo que as pessoas procurem profissionais na área apesar de alertar que nem sempre estes tem preparo para um diagnóstico pois é difícil qdo se descobre adulto. É muito bom também pesquisar sobre o assunto trocar ideias com outras pessoas e etc. Bem , qualquer coisa , pode contar comigo e novamente peço desculpas pela demora no retorno. Espero que tenha tido sucesso nas pesquisas. Um abraço. Alice,

      Excluir
  6. Nossa, você descrevendo o ato de ler... tirou as palavras da minha boca! Me sinto EXATAMENTE assim!
    E é muito frustrante porque adoro ler. u.u

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pra mim tem sido frustante muita coisa. Tô com uma preguiça imensurável de ler e de escrever... na verdade, acho que é a apatia da depressão mas ... um Jaguardate por dia. um Abç;

      Excluir
  7. Olá, Alice!

    Você me descreveu perfeitamente em seu texto! Eu amo ler! Mas, o meu TDAH não permite. Eu não sinto as palavras, tudo passa desapercebido. É decepcionante!

    É tão decepcionante que não tenho a capacidade nem mesmo de te escrever umas poucas palavras aqui. Vivo nessa rotina, de procurar alguém que me descreva, alguém que fale por mim, que faça melhor. Eu vivo na necessidade de transpor as minhas necessidades! Procuro limitações nos outros que possam ser maiores do que as minhas. É uma luta constante, cansativa, principalmente quando todos ao seu redor não entendem o que se passa com a sua mente! Cada pôr-do-sol, eu me vejo ainda mais no chão! Não sei mais o que fazer, não consigo mais insistir. As vezes, a minha única vontade é de ficar o dia inteiro na cama, sem fazer nada, apenas dando força a minha mente inquieta, e deixar que o tempo passa e eu também passe. Já não aguento mais, Alice! Todos superam suas dificuldades e vão para um melhor estágio de vida. Eu vivo nessa resiliência ilusória, de quedas que não sinto, de montanhas que não consigo escalar. É uma dura realidade, e estou sem forças para trazer um discurso de que serei forte! Será que chegarei a algum lugar?

    Kléber

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pelo que eu li , vc é uma pessoa pessoa capaz de construir e descrever pensamentos sólidos, tanto que eu como receptora da mensagem , entendi perfeitamente o que quis dizer. O que acontece é que temos uma visão muito negativa de nós mesmos, pelas nossas frustantes tentativas de nos parecer com os outros e esses de tentar nos encaixar nos modelos que os convém. Isso acontece com o comportamento, com a estética e até mesmo com a espiritualidade e sexualidade alheia. As pessoas julgam , condenam e restringem a liberdade dos outros. Se me permite uma dica, acho que vc deveria procurar um terapeuta e por que não um psiquiatra pra te ajudar. Em alguns casos , só a terapia ajuda mas em outros, a intervenção de medicamentos é crucial. Vc não se tornará escravo dos remédios , caso precise , vc usará um tempo até que possa encontrar um ponto de equilíbrio , um meio termo. Sinto que vc está sofrendo com a situação. Não sou especialista mas , por experiência própria, acredito que vc possa estar com depressão. É muito comum , pessoas com TDAH ou com traços de TDAH, apresentarem depressão. Junte forças e procure ajuda. Aliás, vc já tem feito isso, só que ainda não percebeu. Isso não é vida pra ninguém e posso apostar todos os meus cremes , rs, que vc não merece isso. Kléber, vc certamente chegará a algum lugar , talvez não seja onde vc imagina pq nossos planos tendem a ser refeitos ao longo da vida. Qq coisa, sinta-se à vontade em entrar em contato. Te desejo muita força nessa jornada e cuide-se.
      Um abraço, Alice.

      Excluir
    2. Obrigado pela resposta, Alice! Você não faz ideia do quanto significou para mim!
      Eu já faço teria há algum tempo, e já estou com a Ritalina em mãos, falta mesmo perder o receio e fazer o teste (rs). Sempre fui muito forte em todos os sentidos, ou talvez nem tenha percebido o que de fato aconteceu comigo (rs). Acredito que outra pessoa em meu lugar já teria desistido, mas eu continuo errando... errando melhor (rs). Grande abraço!

      Excluir